Autores

Agata A. Lisiak é a autora de Urban Cultures in (Post)Colonial Central Europe (Culturas Urbanas na Europa Central (Pós)Colonial) publicado pela Purdue University Press em 2010, assim como de artigos e capítulos para livros sobre as representações midiáticas da cidade, imagem urbana e texto urbano, memória cultural no espaço urbano, e, em geral, culturas da Europa Central e de Leste pós 1989. Agata é doutorada em Estudos de Mídia e Comunicação pela Universidade de Halle-Wittenberg (2009), e fez mestrado em Literatura na Vrije Universiteit de Amsterdã (2005), e em Relações Internacionais na Universidade de Economia de Poznan (2002). Foi pesquisadora de pós-doutorado na Universidade Nacional Sun Yat-Sen em Kaohsiung (2009) e bolseira da 2013-14 EURIAS no Insitut für die Wissenschaften vom Menschen em Viena. Conduz seminários no Departamento de Sociologia Urbana da Universidade de Humboldt e é professora no Bard College em Berlim. Trabalhou também como organizadora e coordenadora de eventos culturais incluindo festivais, sessões de leitura, cursos e conferências.

agata.lisiak@hu-berlin.de
Artigos>

Alia Al-SabiAlia Al-Sabi é estudante de mestrado em Prática Curatorial na California College of the Arts, e graduou-se em Arquitetura (2007) na American University em Sharjah. Antes de mudar para São Francisco, trabalhou em publicações e projetos especiais na Sharjah Art Foundation, e durante três anos antes disso foi coordenadora de projetos na Bidoun Projects no Dubai. Alguns dos projetos em que trabalhou incluíram a biblioteca itinerante Bidoun e a mostra Dictums 10:120 de Wael Shawky, na Bienal 11 de Sharjah em 2013. Previamente contribuiu com artigos para o Al Manakh: Gulf Continued e o Bidoun.

alia.alsabi@gmail.com
Artigos>

Amal Abu-Bakare é doutoranda na Aberystwyth University, e estuda racialização e contraterrorismo no contexto da Teoria de Relações Internacionais. Ela se identifica como Feminista Negra Muçulmana e se interessa por justiça social, arte e projetos de mídia que abordam as intersecções entre raça, gênero e religião. Políticas raciais é um tema sobre o qual Amal escreve e comenta com frequência tanto no twitter @nawalabu_72 quanto no seu blog colouredacademia.

@nawalabu_72
Artigos>

aristotelesAristóteles “Totti” Kandimba, é de origem Angolana (Ovimbundu), pesquisador de história e cultura Africana (Bantu), escritor de crônicas, professor de Capoeira Angola e documentarista (kandimbafilms.blogspot.com).

aristoteles.kandimba@facebook.com
Artigos>

brunaEstudante de Comunicação da UFRJ e leitora compulsiva. Criou a Revista Grito, uma publicação digital de textos literários de cunho social. Gosta de olhar as ondas na praia, vai a todos os lugares de chinelo e passa tempo demais divagando sobre o sentido da vida, do universo e de tudo mais. Nunca sentou como uma mocinha, acredita que a luta é pedagógica e de quando em quando não resiste à vontade de subir numa cadeira e gritar “Sou uma feminista estridente!”.

brunadelara@hotmail.com
Artigos>

ChikukuangoChikukuango Cuxima-Zwa é um artista de performance e acadêmico Britânico/Angolano que explora perspectivas interdisciplinares relacionadas com a história, tradição e cultura africanas. Em 2004 graduou-se na Middlesex University em Belas Artes e Arte Comunitária, e continuou para Mestrado em História da Arte e Arqueologia na School of Oriental and African Studies da Universidade de Londres. Em 2013 completou Doutorado em Performance e Estudos de Teatro na Brunel University-West London. Seus artigos estão disponíveis na rede Academia.edu.

chikukuango@gmail.com
Artigos>

Cláudia CasteloCláudia Castelo (Lisboa, 1970), historiadora, é investigadora FCT no Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com um projeto sobre as relações entre ciências de campo e o império colonial português tardio. Fez a licenciatura em História e o mestrado em História do Século XX, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Doutorou-se em Ciências Sociais (especialidade Sociologia Histórica) no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. As suas teses deram origem aos livros: «O modo português de estar no mundo»: o luso-tropicalismo e a ideologia colonial portuguesa (1933-1961) (Porto: Edições Afrontamento, 1999) e Passagens para África: o povoamento de Angola e Moçambique com naturais da metrópole (c. 1920-1974) (Porto: Edições Afrontamento, 2007). Outras publicações em: https://lisboa.academia.edu/CláudiaCastelo

cscastelo@fc.ul.pt
Artigos>

Débora FantiniDébora Fantini “mexe com escrita” como certa vez ouviu de um pixador, e (re)quebra a coluna na conTRAmare.net escrevendo notas sobre assuntos como a pixação em Belo Horizonte, uma cidadezona qualquer onde vive, dentre outros assuntos. Jornalista e especialista em arte, toca o Barco, ao leme do qual presta serviços para clientes e realiza projetos pessoais de assessoria de imprensa, reportagem, redação e revisão de textos, produção cultural e pesquisa teórico-prática em artes. Publica dicas de coisas pra fazer em Beagá no e-zine Mixsórdia.

deborafantini@gmail.com
Artigos>

Eduarda Araujo vem de um pequeno bairro na periferia do Rio de Janeiro, e atualmente estuda Estudos Africana na Brown University em Providence (Rhode Island). Em sua pesquisa analisa a formação do espaço urbano no Rio de Janeiro e as maneiras em como o mesmo tem sido moldado pelo capitalismo racial e a resistência negra.

 eduarda_araujo@brown.edu
Artigos>

Giulia PaolettiGiulia Paoletti é doutoranda na Columbia University de Nova Iorque, no departamento de arte e arqueologia. Atualmente escreve a sua dissertação: “La Connaisance du Réel: Cinquenta Anos de Fotografia no Senegal (1910-60)”. Giulia é bolseira da J. Clawson Mills Fellowship no Museu Metropolitano de Nova Iorque (2013-14) e da Joan and Stanford Alexander Award do Museu de Belas Artes em Houston (2013) entre outras. Desde 2007 ela faz pesquisa de campo no Senegal, Nigéria, Camarões, Mali e França. Seus textos estão publicados na rede Academia.edu.

giu.paoletti@gmail.com
Artigos>

Helen MacDiarmidHelen MacDiarmid concluiu Mestrado na American University em 2009, onde se especializou em história da arte norte-americana do século 20. Atualmente finaliza o mestrado em Ciências Bibliotecárias na University of Maryland, College Park, (2014). Pretende combinar o seu interesse em história da arte com arquivismo, uma forma de ajudar à preservação do legado artístico para o futuro. Tem especial interesse no escaneamento de registros e trabalhos artísticos para que possam ser acessados por qualquer pessoa no mundo. Atualmente trabalha em regime part-time na National Archives and Records Administration (Arquivo Nacional e Gestão de Registros).

helen_macdiarmid@yahoo.com
Artigos>

heloisaHeloisa Buarque de Hollanda é bem conhecida no meio acadêmico brasileiro. É formada em Letras Clássicas pela PUC-Rio, com mestrado e doutorado em Literatura Brasileira na UFRJ e pós-doutorado em Sociologia da Cultura na Universidade de Columbia, em Nova York. É coordenadora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC/UFRJ), diretora da Aeroplano Editora e curadora do Portal Literal. Nos últimos cinco anos, vem trabalhando com foco na cultura produzida nas periferias das grandes cidades bem como no impacto das novas tecnologias digitais, e da internet na produção e no consumo culturais.

heloisa.buarque@gmail.com
Artigos>

jarid arraesJarid Arraes é jornalista do Portal Fórum, Cordelista e Feminista. O seu trabalho é dedicado aos tópicos de gênero, raça e sexualidade e pode ser encontrado em jaridarraes.com, Mulher Dialetica e Cordel Expresso.

jaridars@gmail.com
Artigos>

João PerdigãoJoão Perdigão é jornalista pós-graduado em arte contemporânea na Escola Guignard. É co autor de “O Rei da Roleta: a incrível vida de Joaquim Rolla”, resultado de seis anos de pesquisa sobre a vida de uma importante figura da história do show business brasileiro: o proprietário do famoso Cassino da Urca no Rio de Janeiro. É co editor da fanzine “A Zica” – uma publicação anual colaborativa dedicada a três temas tabu em cada edição. Atualmente trabalha numa obra sobre o Viaduto Santa Tereza (o mais antigo e icônico de Belo Horizonte) além de participar na realização de feiras gráficas coletivas e atuar em projetos de arte educação, com foco na produção de fanzines.

perdigaojo@yahoo.com.br
Artigos>

Julia T.O atual projeto de Julia Tulke, “estética da crise”, aborda a crise na Europa, e particularmente os movimentos sociais que resultaram dela – através dos artefatos culturais que ela produz. Em pesquisa de campo etnográfica, tem vindo a explorar a arte de rua política de Atenas no contexto da crise. A sua Documentação fotográfica e mais informação sobre o tópico podem ser encontradas no site aestheticsofcrisis.org. Os seus textos estão também disponíveis na rede Academia.edu.

julia.tulke@gmail.com
Artigos>

Kathy ZarurKathy Zarur é doutorada em História da Arte com certificado em estudos museológicos pela Universidade de Michigan. Na sua pesquisa ela refletiu sobre a entrada recente de artistas do Oriente Médio no mundo da arte dominante, analisando em particular as respostas criticas dos artistas a definições do seu trabalho por meio do paradigma da identidade. Publicou artigos para a Broadsheet e a Art in America. Foi assistente de curadoria de Suzanne Cotter durante a Bienal de Sharjah em 2011. Na Bienal de Sharjah subsequente, co-produziu a instalação Dictums 10:120 de Wael Shawky. Seus textos estão disponíveis na rede Academia.edu. Mora em São Francisco na Califórnia, onde finaliza a sua dissertação, preparando-se para tomar de assalto o mundo da arte enquanto aperfeiçoa a arte de plantar tomates.

zarurk@gmail.com
Artigos>

Luiz NavarroLuiz Navarro é jornalista e especialista lato sensu em Artes Plásticas e Contemporaneidade pela Escola Guignard da Universidade do Estado de Minas Gerais (2012). É ainda co editor da fanzine anual “A Zica” – uma publicação colaborativa dedicada a três temas tabu em cada edição.

luiz.antonio.navarro@gmail.com
Artigos>

Maíra IrigarayMaíra Irigaray é advogada, formada pela Universidade de Cuiabá com mestrado em Direito Comparado pela Universidade da Flórida. Atualmente coordena o programa Brasil da ONG Amazon Watch (AW) visando a proteção da Amazônia e dos direitos dos povos indígenas. Em 2011 atuou como advogada internacional no Sistema Interamericano de Direitos Humanos para a Associacão Interamericana de Defesa dos Direitos Humanos. Possui fluência oral e escrita em inglês, português e espanhol e escreve no blog Stop Belo Monte.

maira@amazonwatch.org
Artigos>

MAMADOU_BAMamadou Ba nasceu no Senegal e vive há 17 anos em Portugal. É ativista dos movimentos de imigrantes, dirigente do SOS Racismo e co-redactor do Carta de Lampedusa.

bailoba74@gmail.com
Artigos>

Mawuna KoutoninMawuna Remarque Koutonin é um ativista pela paz mundial que trabalha incansavelmente para o empoderecimento de indivíduos com o objetivo a que alcancem seu potencial completo e possam lutar pela concretização dos seus sonhos, independentemente da sua origem. É editor do site SiliconAfrica.com, fundador do Goodbuzz.net, e ativista social da Renascença Africana. O grande sonho de Koutonin é abrir uma escola na África em 2017 para o desenvolvimento do potencial humano e com qualidade a nível global.

mk@linkcrafter.com
Artigos>

Patricia ValoyPatricia Valoy é natural de Santo Domingo, República Dominicana e foi criada no Brooklyn em Nova Iorque. Graduou-se em Engenharia Civil na Universidade de Columbia. É blogger e palestrante de temas ligados à mulher, escrevendo sobre tópicos que afetam a comunidade latina como o acesso a aborto seguro, imigração, pressões culturais e religiosas e a interseção de duas culturas. Uma vez por mês conduz o podcast Womanisms sobre temas feministas para a rádio Let Your Voice Be Heard! Seus textos podem ser lidos nos sites Everyday Feminism, Sex and Fessenjoon, e Flyover Feminism.

p.valoy@gmail.com
Artigos>

Riddhima ensina, estuda, escreve e participa de campanhas sobre feminismo e questões de gênero, e é fundadora da plataforma feminista FemPositive. Graduada em direito e ciência política, o seu trabalho é motivado pela paixão à justiça de gênero. Saiba mais sobre o trabalho de Riddhima na sua página no LinkedIn.

fempositive@gmail.com
Artigos>

Sara Salem é pesquisadora e doutoranda no Instituto de Ciências Sociais na Holanda. O seu trabalho é orientado por perspectivas históricas e institucionais da economia política, e centrado especificamente na onda recente de manifestações por todo o Oriente Médio e Norte da África. Os seus interesses incluem a teoria decolonial, o feminismo no terceiro mundo, critica de política econômica, e teorias de pós-desenvolvimento. Morou na Zâmbia, Egito, e Holanda, e tem um interesse especial pela África do Sul e pelo Oriente Médio, e por formular novas formas de conhecimento através de discursos decolonizadores que foram naturalizados por processos coloniais. Trabalhou em várias ONGs no Cairo, principalmente em temas de participação política e gênero.

Twitter @saramsalem
Artigos>

Su ZeeSoraya Morayef é escritora e jornalista, atualmente vivendo em Londres onde terminou recentemente a sua dissertação sobre Graffiti no Cairo pós a revolta de 25 de Janeiro. Escreve sobre a sua pesquisa no blog Suzeeinthecity.

suzeeinthecity@gmail.com
Artigos>

teotonio_r._de.souzaTeotonio R. de Souza nasceu em Goa em 1947. Obteve Mestrado e Doutoramento em História (1970-1977) pela Universidade de Poona e foi Director-Fundador do Xavier Centre of Historical Research em Goa (1979-1994), um instituto afiliado à Universidade de Goa, onde orientou pesquisas de Doutoramento em História (1986-1994). Em 1994 mudou para Lisboa e entre 1999 e 2014 foi Professor e Director do Departamento de História na Universidade Lusófona de Lisboa. Membro da Academia Portuguesa de História desde 1983 e da Sociedade de Geografia de Lisboa desde 2000, está activamente envolvido na organização do Seminário Internacional de História Indo¬Portuguesa desde 1978, e permanece membro da sua directoria. Para mais detalhes leia o seu CV e para algumas publicações importantes consulte a sua Research ID.

teodesouza@gmail.com
Artigos>

O Professor Tony Simões da Silva é diretor da Escola de Ciências Humanas, Faculdade de Artes e Direito na Universidade da Tasmânia. A sua pesquisa está inserida nas áreas de escrita e teoria pós-colonial; escrita anglo-saxônica contemporânea, incluindo  escrita de memórias e teoria crítica; e em aspetos da literatura australiana. A sua pesquisa e publicações refletem um focus especial na diáspora africana, particularmente na literatura e culturas africanas (África do Sul e Ocidental). O seu trabalho abrange a África Lusófona, em particular Angola, Moçambique e as ilhas de Cabo Verde.

tony.simoesdasilva@utas.edu.au
Artigos>

Violeta Ruano PosadaVioleta Ruano Posada é doutoranda em música na School of Oriental and African Studies da Universidade de Londres. Atualmente escreve a sua dissertação sobre música, juventude e política saariana, após alguns meses de pesquisa etnográfica habitando com comunidades saarianas em seus campos de refugiados (sudoeste da Argélia), na Mauritânia e em Espanha. Violeta esteve ainda envolvida numa variedade de projetos de apoio à preservação e desenvolvimento da cultura saariana, incluindo o Studio-Live, um projeto de empoderamento musical pela Sandblast, uma organização não lucrativa baseada em Londres, e Retratos de música saariana em colaboração com a British Library e o Ministério da Cultura do Saara Ocidental. Interessada em advocacia cultural e em transformação social pela música, Violeta publica o seu trabalho, em Inglês e Espanhol, em várias plataformas, tanto para o meio acadêmico quanto para o público em geral. Siga o seu trabalho em violetaruanomusic.blogspot.co.uk, na rede Academia.edu, e pelo Twitter @violetaruano.

v.ruanoposada@gmail.com
Artigos>

129_tremuraWelson Tremura é um cantor/guitarrista aclamado e um etnomusicólogo envolvido em performances e projetos interdisciplinares no Brasil, Estados Unidos, Europa e Nova Zelândia. Coordena grupos dedicados ao gênero Música do Mundo, é codiretor  do Jacaré Brazil (um grupo de música brasileira) e diretor do Brazilian Music Institute na Universidade da Flórida. Natural do Brasil, estudou guitarra clássica com Marcos Barbosa e frequentou a Universidade Estadual de Weber e a Universidade do Tennessee onde completou um mestrado em música e posteriormente um doutorado em Musicologia-Etnomusicologia. Professor da Escola de Música e do Centro de Estudos Latino Americanos da Universidade da Flórida, Welson Tremura desenvolve e dirige grupos de guitarra e voz e é especializado em etnomusicologia (religiões tradicionais, tecnologia, e projetos interdisciplinares). É também criador de mídia e usa a internet e a tecnologia para promover performance conectando grupos distantes através da música. A sua publicação mais recente “Brazilian Folia de Reis: With An Open Heart: A Spiritual Journey Through Song” está disponível em inglês online.

tremura@ufl.edu
Artigos>
%d blogueiros gostam disto: